40 Dicas de Produção Musical, Parte 10 de 40

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Parte 10 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

A maldição do Home Studio ou, Como Fazer uma Agenda

O home studio propiciou uma liberdade artística e criativa nunca antes vista para os músicos iniciantes.

Hoje é possível se fazer uma produção sem estipular um limite de horas. O artista faz as coisas no seu tempo e refaz quantas vezes quiser.

Isso parece o paraíso, não é mesmo? A oportunidade perfeita para experimentar o quanto for necessário para fazer um excelente trabalho artístico.

No entanto não é bem assim que as coisas funcionam…

O que mais vejo hoje em dia são trabalhos que começam e nunca terminam.

Vários trabalhos que vieram pra eu mixar vem com um texto do tipo “cara, faz três anos que estou gravando essa música e já perdi a noção de onde estou indo, preciso de alguém de fora pra poder finalizar esse projeto pra eu poder seguir com os outros”.

TRÊS ANOS PRA PRODUZIR UMA MÚSICA!!! Oo

Normalmente eu produzo uma música em estúdio, entre gravação, edição, mixagem e masterização em 25h de trabalho, isso com folga, tempo pra experimentar amps e mics diferentes, pra refazer vozes e outros detalhes necessários.

Como consigo isso? Sou sobre humano? 😀

Nada disso, eu consigo isso fazendo uma agenda coerente de produção, vou explicar aqui como eu penso a respeito disso.

Eu analiso os músicos envolvidos e calculo um tempo em que acho que eles vão desempenhar as suas partes. Depois disso eu coloco uma “sangria” um tempo a mais para executar cada tarefa e garantir que eu não estoure o prazo.

Esse tempo é baseado na minha experiência trabalhando com músicos há mais de 30 anos. Vendo um músico tocar tenho ideia de quanto tempo preciso para que ele grave a sua parte.

por experiência, eu sei que um músico que não consegue desempenhar bem em poucos takes não irá desempenhar bem mesmo se você lhe der dois dias inteiros pra fazer. Isso simplesmente não acontece.

Eu costumo dizer que em uma hora de execução um músico tem condições de executar por doze vezes uma música de cinco minutos. Se em doze vezes ele não conseguir executar a música, eu tenho certeza que a música está acima da capacidade técnica dele, e isso só seria resolvido com um bom tempo de estudo fora do estúdio.

Aí chega aquela hora em que você, ou manda o cara pra casa pra ele estudar e se preparar melhor, ou tem que “apelar”, gravar trecho por trecho, copiar trechos iguais e não ter medo de ganhar uma tendinite editando severamente com o mouse.

A ideia é nunca sair da agenda, não usar mais horas do que o combinado, mesmo que isso seja causado por um músico mal preparado.

Eu tenho que entrar com a ideia e sair com o produto final no prazo estipulado, isso é muito importante para que eu possa agendar novos trabalhos. Sem conseguir finalizar um trabalho, como agendar um novo?

Faça uma agenda coerente com a sua situação. Por exemplo, se você só tem três horas por dia, duas vezes por semana pra trabalhar na sua música, faça uma agenda que se encaixe nesse tempo e coloque metas para cada dia. Por exemplo, gravar bases de guitarra, gravar vozes e etc.

Grave o melhor possível e vá para a próxima etapa. Sem essa de ficar refazendo o que você já fez da melhor forma possível.

Sua vida será muito melhor e seus projetos sairão do computador para os ouvidos do público 😀

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um grande abraço

Paulo Anhaia

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