40 Dicas de Produção Musical, Parte 09 de 40

Header

Parte 09 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

Produção Musical

Uma das coisas mais complicadas era explicar pras pessoas é o que faz um produtor musical.

Ao longo dos anos desenvolvi respostas que podem facilitar o entendimento da nossa profissão, já que de fato ela engloba muitas funções diferentes e é realizada de maneiras diferentes por cada profissional.

“Produzir é entrar com uma ideia e sair com um produto”

Paulo Anhaia

Quando se fala em produto é comum pensar em algo feito pra ser comercializado, e sim, o resultado de uma produção musical pode ser comercializado.

No entanto, quando falamos em matemática, produto é o resultado de uma multiplicação.

Gosto de pensar dessa forma, entro com uma ideia e saio com um resultado, porque é exatamente isso que um produtor musical faz, usando várias ferramentas diferentes para isso.

Existem vários tipos de produtores, vou citar alguns aqui:

O Produtor Músico

Ele era músico e percebeu que tinha um talento para dirigir uma produção e ter um bom resultado com isso. Geralmente ele contrata profissionais para fazer as partes que não domina muito, como por exemplo, mixagem e masterização.

O Produtor Engenheiro de Som

Ele era engenheiro e percebeu que tinha um talento para dirigir uma produção e ter um bom resultado com isso. Geralmente ele contrata profissionais para fazer as partes que ele não domina muito, como por exemplo, os arranjos.

O Produtor Faz Tudo

Ele chuta pro gol, cabeceia, defende a bola e apita o pênalti, hehehe, ele é o cara que participa ativamente de todas as partes da produção. A princípio parece ser o melhor produtor, não é mesmo? Mas ele tem que ser excelente em tudo o que faz pra ser realmente o melhor. Outro produtores podem ter resultados melhores do que o dele delegando partes do processo a outros profissionais qualificados.

O Produtor Agenciador

Ele é o extremo oposto do produtor anterior.

Ele não faz arranjos, ele não grava, ele não mixa, mas ele conhece quem faça tudo isso de forma excelente e contrata cada um desses profissionais para ter o resultado que quer.

Parece ser um produtor ruim, não? Mas alguns dos maiores nomes da produção do mundo trabalham assim e tem ótimos resultados. Um exemplo disso é o produtor americano Rick Rubin.

Existem vários outros tipos de produtor, mas acho que já deu pra ter uma ideia da coisa, né?

Eu mesmo já fiz um pouco de tudo. Tenho trabalhos em que fiz tudo sozinho, trabalhos que contratei outros profissionais para me ajudar nas minhas produções, trabalhos em que fui contratado por outros profissionais para ajudar nas produções deles, e até trabalhos que produzi junto com outros produtores.

O importante é entrar com a ideia e sair com o produto, de preferência um produto que deixe o artista e o público felizes 😀

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

6 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *