40 Dicas de Produção Musical, parte 02 de 40
Parte 02 de 40
(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)
TEMPO
Um Produtor Musical tem que ter uma ótima noção de tempo, sem dúvida nenhuma, mas mais do que isso ele tem que saber identificar os problemas de tempo dos músicos e saber dar sugestões pra resolver esses problemas.
Vou passar aqui 3 tipos de problemas comuns em gravação:
O Homem a frente do seu tempo
É aquele cara que sempre toca apressado, sempre pra frente do tempo, deixando a música tensa.
Isso pode ter vários motivos, mas o mais comum é tensão por estar finalmente gravando seu trabalho. Deixe o músico passar a música toda, não interrompa nos primeiros compassos, o cara já está tenso, não é mesmo? Pegue leve.
Quando terminar explique pra ele o que está acontecendo e peça pra ele ficar ligado na bateria e no click e que tente tocar “Pra trás do tempo”.
O Homem em busca do tempo perdido
Esse é o extremo oposto, o cara que sempre chega atrasado nas notas, hehehe
Isso pode ter vários motivos também, um dos mais comuns é ele estar acostumado a tocar a música num andamento mais lento e ter a música registrada na mente daquela forma.
Novamente, deixe-o passar a música toda, depois explique o que está acontecendo, peça pra ele se ligar mais na bateria, no click e pra tocar mais “a tempo”.
O Homem Desquantizado
Rapaz… Danou-se!
Esse é o cara que toca algumas notas pra frente do tempo, outras pra trás, deixando a música toda desquantizada.
O mais comum é o cara não ter mesmo uma boa noção de tempo. Eu conheço músicos que nunca estudaram divisão rítmica e que são bons de tempo, e músicos que estudam muito e não tem uma boa noção de tempo. Complicado…
A melhor solução é explicar o que está acontecendo, e depois gravar a música trecho por trecho se certificando de que o tempo está bom. Por exemplo, somente a introdução, até ela ficar no tempo certo, depois somente o primeiro verso e assim vai.
Ah, Paulo, mas não dá pra consertar isso depois?
Claro que dá.
Faça uma oração pra Nossa Senhora do Pro Tools, a protetora dos músicos incompetentes e dos produtores preguiçosos, hehehe
Vejo muita gente que perde 15 minutos gravando uma guitarra e depois fica 3 horas editando essa mesma guitarra. Vejo muita gente atrasando prazo de entrega de produção porque se enrola todo pra poder editar o que foi mal gravado.
Posso dar uma sugestão?
Perca uma hora gravando a tal guitarra e meia hora pra editar, no final das contas soa melhor, dá menos trabalho e quando o músico sair do estúdio ele será um músico melhor do que quando entrou.
Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.
um grande abraço
Paulo Anhaia
Boa, esse problema de tempo está mais para maldição de tempo, falta preparo e paciência para alguns músicos e isso só acaba prejudicando mesmo. Bom trabalho Paulo, estamos sempre progredindo!
Amém! hehehe, abração
Grandes dicas. Anhaia, valew por dedicar seu tempo para ajudar e tirar duvidas, estou começando na area e tenho aprendido muito com vc, seus videos e postagens tem sido ds grande valia.
Produtor/musico de verdade é assim, ajuda e expande o conhecimento sem medo.
Sucesso ae e saude pra familia, sempre !!!
Muito obrigado, Roque, pra você também, abração!
O “Homem a frente do seu tempo” geralmente toca bem né, ele é um pouco menos raro que o “Bom músico de verdade”, já o “Homem Desquantizado” é a grande maioria, dividindo esse espaço com o “Homem Desquantizado que não consegue nem trecho por trecho”, isso sem falar da pegada desses 2 últimos que sempre ajuda a piorar hahaha. Excelente Paulo! Obrigado por compartilhar seu conhecimento! Abraço!
hehehe, olha, eu prefiro o home em busca do tempo perdido do que o homem a frente do seu tempo. Geralmente tocar um pouco pra traz soa melhor do que tocar pra frente, a não ser em alguns estilos que permitem isso 🙂 Um abração!
Opa, com certeza Paulo! Me expressei mal, quis dizer que esses geralmente ao menos tocam bem, o “Em busca do tempo” é o melhor mesmo, dentro da música, de todos os exemplos é o que mais passa impressão de confiança e domínio. Abração!
Abração, Cássio 🙂
No futuro ou no passado!! Jetson ou Flinstone! hahaha valeu pelas dicas, Paulo! Abraço!
hehehe, valeu, Felipe, um abração!
Excelente!!! Não sei qual eh o pior, mas o problema é o click! O click é tipo a estaca pro vampiro e a bala de prata para o lobisomem.
hahaha, mas o click só existe porque tem músico que tem muita dificuldade de manter um tempo coerente. Músico bom, mesmo quando varia o tempo, soa bem 🙂
Muito bom, mestre!
Estes dias fiz a captação de um demo de umas bandas aqui, e peeensa num batera “À frente do seu tempo”! A solução foi tirar o click…kkkkkk
Abração, Paulo! Muito obrigado pelas dicas!
hahaha, o rei da correria na batera! Um abração
Nossa Senhora do Protools!! ?
Sensacional!!!!!
hahaha, a protetora dos músicos incompetentes… Tem até igreja lá na Lapa… hahaha, abração, Edu!
Nossa Senhora do Pro Tools uhauhauahuahuah demais Paulinho! Muito groove ae!! Abração!
hahaha, valeu, Mazzeo, abração!
eu sempre soube que era uma mulher muito à frente do meu tempo kkkkkkk
Isso é falta de Maracugina, hehehe, beijos, Lu
Cara você é muito fera! Eu tô passando por isto neste momento da minha vida! Eu tô dando os primeiros passos em produção, tô montando aos poucos meu home studio e eu me lasquei todinho nessa de gravar de todo jeito bateria e depois inventar de editar. Valeu Paulo pelos ensinamentos cara por favor nem pense em algum dia parar de postar porque você tem salvados vidas (Risos) com suas postagens, um abraço cara, sou teu fã!
hehehe, muito obrigado, Ronaldo, não tenho planos de parar tão cedo, não 🙂 um abração