40 Dicas de Produção Musical, parte 01 de 40

Header

Parte 01 de 40

Hoje é um dia em que estou muito feliz 🙂

Ontem nasceu meu segundo filho, Victor Suete Anhaia, com pouco mais de 3 quilos, pouco mais de 50 cm, com a minha cara, mas com os olhos da mãe. Mamãe e neném estão ótimos, ele não chorou de verdade até agora e dorme bem tranquilo.

Também estou muito feliz porque hoje começa o 40 Dicas de produção Musical, onde postarei, toda quarta feira, durante 40 semanas várias dicas preciosas que extraí do meu curso Vamos Fazer a Boa?

E o tema dos quatro primeiros posts será:

OUVIDO

O bem mais precioso de um produtor musical são seus ouvidos. Todas as decisões que ele faz são baseadas no que ele ouve.

Conhece alguém que mixa sem usar os ouvidos? Então porque será que raramente se fala em ouvido quando se fala em Produção Musical? Muito se fala em softwares, preamps, mesas de som, técnicas avançadas, e raramente se fala em ouvidos.

Será que possível desenvolver seus ouvidos?

Com certeza, sim. Quando nascemos aprendemos a diferenciar o som da voz da mamãe do som da voz do papai. Com o tempo diferenciamos o som da voz da mamãe do som da voz da titia, mesmo que elas tenham vozes parecidas.

Logo descobrimos que uma bateria soa radicalmente diferente de uma guitarra.

Ao longo da vida vamos desenvolvendo nossos ouvidos.

Ouvidos bem treinados procuram o som ideal, e conseguem bons resultados mesmo em situações adversas.

Um bom produtor musical deve saber ouvir uma música e julgar o que é melhor pra ela em termos de arranjos e de frequências.

De vez em quando recebo materiais para mixar e vejo que quem produziu não soube utilizar as regiões ideais dos instrumentos para que eles se destacassem no arranjo.

De vez em quando é só tocar um teclado uma oitava acima do que ele está tocando pra ele deixar de embolar com as guitarras e os dois conviverem tranquilamente em harmonia.

De vez em quando é só não tocar um determinado instrumento numa parte da música para que ela soe melhor.

Analise músicas que você gosta e veja em que regiões e em que momentos os instrumentos entram e saem. Descubra porque aquele instrumento soa tão bem, se é porque ele está sozinho no arranjo, ou porque ele está tocando numa determinada região que faz com que determinadas frequências fiquem evidentes.

Agora, analise algumas de suas produções e veja porque alguns instrumentos soam tão bem e outros não. Veja porque a voz soa tão bem em determinadas partes e em outras não.

Anote mentalmente essas razões, e melhore seus próximos trabalhos.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

Um abraço a todos,

Paulo Anhaia

Proxima-Dica

18 comments

  • Diego Atie Fadul

    Super legal, é isso mesmo. O complicado mesmo é o músico desapegar daquele arranjozinho que ele acha genial. Perdi um trabalho recentemente porque insisti com a moça que aquele pan pan pararan raran raran que los hermanos popularizou, ou trouxe de volta, hoje não soa tão legal e não contribuía, quebrava a fluidez daquela parte, etc, a cliente só disse ” eu gosto” e preferiu trabalhar com outro hahahahah. Acontece…

  • Nuno Xavier

    Parabéns Papai!!
    Deus abençoe e dê muita saúde para o novo herdeiro e toda a família.

  • Parabens pelo Filhão meu querido.
    Vc como sempre um mestre das mixagens
    Deus te abençoe !!!

  • Zolá Duarte

    Paulo, bem-vindo o novo herdeiro, vamos acompanhar semanalmente as tuas dicas…valeuuu

  • MÁRCIO MENDOLA

    Paulo…Parabéns pela sua generosidade! Que semeia colhe e o mais legal é que colhe bem mais do que planta! Que Deus abençoe sua família e prospere seus caminhos.

    Um grande abraço.

  • Tamagushi

    Paulo, primeiramente eu gostaria de parabenizar pelo seu filho , que Deus abençoe ainda mais sua vida e de sua família! E quero também agradecer pela sua iniciativa de ajudar a todos com suas preciosas dicas aí pra galera. Eu já cresci bastante com suas dicas e quero crescer ainda mais. Não para não!…rsrs

  • Marquinho Munhoz

    Paulo,desculpe minha ignorância,mas é que eu não achei o link para assistir o vídeo
    já me inscrevi e já recebo as notificações por email
    to fazendo algo errado,essas 40 dicas ai é algo pago,ou é um vídeo gratuito?

    • Paulo Anhaia

      Oi, Marquinho, o 40 Dicas de Produção Musical será somente em textos no Blog, nada de vídeos. Continuarei com os vídeos do Pergunte ao Anhaia e em breve com alguns cursos gratuitos e pagos em vídeo. Um abração!

  • Joaquim

    Boa Tarde, Paulo.
    Meu problema hoje não são os ouvidos, mas minha monitoração.
    Tenho muito problemas com monitoração. Não tenho muitos recursos, o fone que comprei mais caro custou 300,00, minhas caixas são improvisadas, eu mesmo as fabriquei, então na hora de ouvir é um problema, um tem grave demais a outra agudo demais, as vezes fico louco, largo a música que estou produzindo (Não foi isso que eu ouvi ontem – penso kkk) Pode me dar uma dica?
    Um Grande abraço. Parabéns!

    • Paulo Anhaia

      Fala Joaquim, rapaz… A dica é simples: Compre um bom par de monitores. Não tem pra onde fugir, depois dos seus ouvidos a parte mais importante é a sua monitoração. Como monitoração entenda, o conjunto de caixas + acústica da sua sala. Não há nada que possa ser feito sem ao menos um pouco de investimento. Procure as caixas da Edifier, elas são boas e baratas, não são ideais, mas são legais e vão te ajudar. Um abração

  • Marquinho Munhoz

    Fala Paulo! agora entendi o propósito do 40 dicas! muito massa!

    Muitas pessoas que trabalham com musica se esquecem desse ponto,que é o ouvido
    Tem gente que vem fazer aula comigo de violão,guitarra,etc… e dai eu pergunto se a pessoa escuta musica, e é surpreendente o tanto de aluno que simplesmente não para pra curtir um som
    Só escuta o que esta rolando no ambiente,seja rádio do carro,elevador,sala de espera,tv…
    E mesmo assim sem prestar atenção alguma no que esta tocando
    E pra mim os treinos e exercícios mais difíceis,são os que envolvem percepção,pelo simples fato de cada com perceber a sua maneira uma mesma coisa!
    Adorei as dicas,valeu meu querido! E que Deus abençoe nossos ouvidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *