40 Dicas de Produção Musical, parte 03 de 40

Header

Parte 03 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

Afinação

A Afinação é uma preocupação constante em produção musical.

Vou falar um pouco sobre a afinação da voz, não, o texto não é sobre macetes do Melodyne ou do Auto Tune, é sobre como melhorar a performance do cantor para que ele soe mais afinado.

Existem vários motivos pra um cantor desafinar, vou enumerar aqui alguns deles:

Tensão

Estúdio não é exatamente um lugar muito amigável pra maioria das pessoas. De repente o cara se vê parado na frente de um microfone, sozinho, dentro de uma sala, com fones de ouvidos, com um monte de gente atrás de um vidro olhando pra cara dele e analisando cada nota que ele canta… Isso não é para os fracos.

Faça de tudo para que o cantor se sinta a vontade.

Se for necessário expulsar o restante da banda da sala, faça sem medo, mas com carinho! hehehe, nada de chutar alguém ou sair gritando no meio da sala, eles vão entender que é para o bem da gravação.

Deixe que ele cante a música várias vezes até se sentir confortável pra começar a gravar.

Faça os ajustes que ele pedir no som do fone, suba isso ou baixe aquilo até ele ter um resultado melhor.

Isso nos leva a mais um motivo…

Mix do Fone

Nem sempre o cantor sabe como pedir e o que pedir pra ser alterado nos fones.

O que aconselho é que você coloque o som pra rodar, vá até a sala de gravação, fale um pouco no microfone com a base tocando e altere o que achar que deve ser alterado antes de dar os fones pro cantor. Isso ajuda muito!

Volume dos fones

É comum o cantor passar da afinação quando o volume dos fones está muito alto.

Por ouvir alto ele sente que tem que soltar mais a voz e acaba desafinando pra cima.

Também é comum o cantor desafinar pra baixo quando os fones estão muito baixos.

Ache um equilíbrio de volume que faça com que ele se sinta a vontade pra soltar a voz sem medo e ao mesmo tempo que não seja tão alto a ponto dele desafinar por isso.

Vamos por partes…

Se necessário, grave trecho por trecho, ou até frase por frase, tudo procurando a melhor performance possível.

Ah, Paulo, não dá pra consertar depois?

Claro que dá, e não me entenda mal, não sou contra a edição digital, mas sou contra se construir um cantor dentro do computador.

Dirija bem o cantor e faça o possível para que a gravação soe o mais afinada possível antes de usar qualquer ferramenta de edição.

Novamente, isso é bom pro cantor, que sairá um cantor melhor depois da gravação, isso é bom para o público, que o ouvirá cantando melhor depois disso, e isso é bom pra você, que numa situação futura terá um cantor melhor pra trabalhar.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *