40 Dicas de produção Musical, Parte 15 de 40

Header

Parte 15 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

Isolamento e Tratamento Acústico

Tá aí uma coisa que sempre confunde as pessoas. Muita gente usa materiais para tratamento acústico em uma sala achando que está fazendo com que essa sala tenho isolamento acústico. Primeiro de tudo vamos explicar a diferença entre as duas coisas.

Isolamento Acústico

O nome correto é atenuação acústica, já que é praticamente impossível fazer o isolamento completo de uma sala, mas vou chamar de isolamento pelo hábito, ok?

A ideia aqui é que o som externo não te atrapalhe e que o som interno não atrapalhe os seus vizinhos. Traduzindo, que o cachorro do vizinho e os gritos da molecada vizinha não entrem na sua gravação e que o som da sua bateria e dos seus monitores não infernizem a vida dos seus vizinhos.

Tratamento Acústico

Tratamento acústico é o que se faz dentro de uma sala no intuito de ter um bom equilíbrio de frequências e uma reverberação ideal que permita que sua sala de gravação soe bem e que a sua sala de mix seja confiável, ou seja, que o que você ouve dentro da sala de mix se transfira bem para outros ambientes.

Hoje vou falar um pouco sobre isolamento acústico

Muita gente sofre com isso, principalmente os bateristas, que adorariam poder fazer um som as 2:00 h da manhã sem ter que abrir a porta pra polícia…

Paredes sólidas costumam conter uma boa parte do som.

Se, por exemplo, você tem uma parede de tijolos de 10 cm de espessura e essa parede atenua 40 Dbs SPL, ao dobrar a espessura da mesma parede para 20 cm você teria 46 Dbs de atenuação.

6 Dbs é mais ou menos o dobro de volume auditivo.

Mas talvez 46 Dbs não seja o ideal para o seu caso, você tem uma bateria que faz muito barulho e essa atenuação ainda deixa boa parte do som dela vazar.

É aí que entra um princípio que é chamado de Massa – Mola – Massa, que consiste em ter uma superfície sólida, um espaço com uma superfície macia (ou até mesmo ar) e mais uma superfície sólida.

Em teoria, se você tiver a mesma parede de 10 cm, deixar um espaço de 10 cm e depois fizer uma nova parede de 10 cm, você teria a soma da atenuação das duas paredes. Ou seja, 40 Dbs + 40 Dbs = 80 Dbs. Complicado?

Claro que na prática as coisas não são assim tão perfeitas, mas que esses princípio funciona bem, não há dúvidas.

No entanto, para que essas paredes tenham eficiência é preciso que qualquer abertura que elas tenham esteja bem vedada.

Por exemplo, qualquer porta, janela, ou qualquer fresta que deixe passar luz e ar também deixa passar o som, então mesmo que suas paredes sejam extremamente largas e densas, uma janela faz com que o som escape quase que completamente.

É necessário vedar portas e janelas para que o isolamento das paredes seja eficiente.

Isolamento acústico, infelizmente, não é barato. É preciso investir uma boa grana pra ter um bom resultado.

Vou falar um pouco sobre a experiência que tive aqui em casa

Eu fiz uma salinha de mix, com isolamento e tratamento acústico. Eu mantive as paredes que já existiam, aí foram instalados uns perfis de aço galvanizado sem contato com as paredes externas. Nesses perfis foram instaladas duas camadas de drywall e entre a parede e o drywall, painéis de lã de rocha de densidade de 60 kg e 5 cm de espessura. O teto foi tratado da mesma forma, mas com os montantes sustentados na parede de drywall, sem contato com o teto antigo.

Eu tinha uma janela, que foi coberta com uma camada de drywall e depois com o que descrevi acima. Hoje, no lugar dela é só uma parede, embora por fora ainda pareça uma janela.

Eu não tinha uma porta acústica aqui, somente uma porta de alumínio que era a original da sala. Com essa porta eu tinha uma atenuação de uns 10 Dbs mais ou menos.

Todo o ruído externo que eu ouvia aqui vinha da porta. o lugar que era a janela, a parede e o teto ficaram ótimos, mas mesmo assim eu tinha muito ruído externo e o som que eu fazia aqui dentro vazava muito pra fora da sala.

Comprei uma borracha adesiva de PVC, própria para vedação, chamada Veda Fresta. instalei entre os batentes e a porta. Só com isso consegui uma atenuação de mais 8Dbs.

Sim, isso mesmo, a minha porta que atenuava 10 Dbs, só de colocar uma borrachinha vedando as frestas, passou a atenuar 18 Dbs. Sensacional.

Comprei uma segunda porta, sólida, e de madeira. Mandei fazer essa porta com batentes nos quatro pontos, então eu tenho um batente no chão também. instalei a porta sem tirar a antiga, deixando uns 10 cm de espaço entre elas. Coloquei as borrachinhas veda frestas nela também.

O resultado é que com as duas portas instaladas consegui uma atenuação de uns 40 Dbs.

O ruído ambiente durante o dia, fora da sala é de mais ou menos 50 Dbs.

Quando eu mixo costumo monitorar em mais ou menos 85 Dbs SPL, o que significa que pra fora da sala só passam 45 Dbs, menos volume do que o ruído ambiente. Cool!

Hoje posso mixar, cantar e tocar violão aqui, de madrugada, que praticamente não se ouve nada do lado de fora. Sensacional!

A próxima dica será sobre vibração mecânica e tratamento interno.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

3 comments

  • Roberto Schumann

    E aí Paulão, beleza?
    Eu sei que o custo disso tudo, pode variar de região pra região, mas poderia dizer quanto custou pra fazer essa atenuação? Só pra gente ter uma ideia.
    Grato sempre, por todas as dicas!
    Você é o cara!

  • caju

    e ai paulo obrigado por mais uma super dica, vlw mesmo.

  • Rodrigo

    Kd a continuação???
    Já se passaram 3 meses, vou ter um treco de tanta ansiedade!!!!!
    Kkkkkkkkkk
    Parabéns pelas excelentes postagens, Paulo!
    Forte abraço!
    \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *