40 Dicas de Produção Musical, Parte 14 de 40

Header

Parte 14 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

Posicionamento de monitores

Essa é mais uma coisa que pouco se fala e que pode fazer uma grande diferença no áudio das suas produções. Tenho certeza que se tiver o cuidado de fazer o que descrevo neste texto terá melhores resultados praticamente sem custo nenhum.

Aí vão umas regrinhas básicas sobre posicionamento de monitores:

1 – Posicionando a sua workstation

É muito importante centralizar a sua estação de trabalho em relação a parede onde ela fica. Por exemplo, numa parede com 3m de comprimento, você posiciona a sua workstation em 1,5m. Certifique-se que seus monitores de áudio estão na mesma distância das paredes laterais.

Por que isso? Porque assim as reflexões das paredes laterais terão o mesmo tempo de atraso, fazendo com que a sua imagem estéreo seja menos comprometida.

2 -Fique longe das paredes

Se possível posicione seus monitores ao menos uns 30cm distantes da parede, e evite ao máximo montar seus monitores em cantos entre duas paredes.

Assim você evita um grave falso que as paredes podem acentuar.

3 – Desacople seus monitores dos móveis

Quando você monta uma caixa de som em cima de um móvel esse móvel se torna uma extensão das caixas, podendo acentuar determinadas frequências de grave e te fazer tomar decisões erradas.

Pra evitar isso, use uma espuma embaixo dos monitores. Essa espuma tem que ser densa o suficiente pra ser levemente comprimida pelo peso dos monitores, ou se possível, use pedestais separados para os seus monitores. Esses pedestais não devem ser ocos, pra evitar o mesmo problema. Você pode enche-los com areia, por exemplo.

4 – Ajuste a altura dos monitores

Posicione seus monitores de forma que os tweeters fiquem na altura dos seus ouvidos. Se eles estiverem muito altos, ou muito baixos, isso pode fazer com que você acentue mais agudo do que necessário.

5 – O Triângulo equilátero.

Monte seus monitores de forma com que eles formem um triângulo equilátero em relação a sua posição de audição.

Pegue uma trena, meça a distância entre a sua cadeira e um de seus monitores, depois meça a distância entre os dois monitores. O ideal é que a sua cabeça forme um triângulo equilátero com os monitores, por exemplo, que cada monitor esteja a 1m de você e a 1m um do outro.

Isso ajuda com a imagem estéreo e com a definição do som.

6 – Angulação dos monitores

Angule seus monitores em relação a sua posição de audição. Eles não devem ser montados voltados para a parede traseira, mas sim, voltados para você. Isso é fácil, sente-se na sua posição de audição e gire seus monitores como se os falantes estivessem olhando para você.

Isso também ajuda na imagem estéreo.

7 – Não deixe nada entre você e os monitores

Isso nem precisaria ser dito, mas… Não tenha nada entre os seus ouvidos e os monitores, qualquer coisa no meio do caminho pode prejudicar a sua referência.

8 – Horizontal ou vertical?

Alguns monitores são feitos pra serem montados somente de forma horizontal (deitados), e outros somente de forma vertical (em pé). Alguns deles podem ser usados das duas formas, consulte o manual de instrução dos seus monitores para saber qual a melhor forma.

alguns tweetters são fabricados de forma a irradiar o som em determinadas angulações, por isso é recomendado usar da forma que o fabricante especificar.

Se você tiver esses cuidados ao posicionar seus monitores, pode ter certeza de que terá uma referência bem mais precisa, e poderá tomar decisões mais acertadas em relação ao áudio das suas produções.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *