40 Dicas de Produção Musical, Parte 11 de 40

Header

Parte 11 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

Pré-Produção

A pré-produção na minha opinião é uma etapa essencial para ter um bom resultado em estúdio.

Infelizmente essa é mais uma coisa que se perdeu um pouco com o crescimento dos home studios.

Sou da época em que para gravar um disco era necessário ir para um estúdio profissional (só de usar o termo “disco” já entreguei a minha idade, hehehe).

Esses estúdios eram cobrados por hora, então a ideia era que os músicos chegassem bem preparados pra evitar de gastar tempo (e dinheiro) a toa.

Eu trabalhei num estúdio numa época que custava R$200,00 por hora de gravação. Quando um músico saía pra ir ao banheiro eu sempre brincava: “Faça com carinho, uma mijada de cinco minutos está te custando uns R$17,00” hehehe

Então o que fazíamos? Preparávamos os músicos antes de entrar em estúdio. Eu ainda faço isso, vou contar como costumo fazer.

Eu trabalho muito com bandas, onde os próprios integrantes normalmente compõem, arranjam e tocam as próprias músicas. Se caso eu for fazer uma produção para um cantor, já escolho um time de músicos e arranjadores que se encaixem no perfil do trabalho e que vão me dar um ótimo resultado sem muita dor de cabeça.

Vou falar sobre o trabalho com bandas, que é mais complicado do que trabalhar com músicos contratados.

Antes de tudo eu me reúno com a banda e converso muito sobre o que eles estão querendo em termos de resultado. Ouço referências passadas por eles, mostro pra eles trabalhos que acho que tem a ver com o que eles pretendem e fazemos um plano de ataque baseado nas conclusões que tomamos.

Isso é muito importante, saber onde se quer chegar antes de sair pra viagem 😀

Viajar sem destino pode ser prazeroso quando se tem um orçamento ilimitado, mas seu eu tenho um valor certo pra fazer uma viagem, farei cálculos para que a minha viagem se encaixe no meu orçamento.

 

Depois eu seleciono muito bem o repertório. Isso pode ser feito por e-mail mesmo, trocando arquivos Mp3 e escolhendo as melhores músicas que a banda tenha que se encaixam no perfil que determinamos para esse trabalho. Ah, faço isso sempre de comum acordo com a banda, nada de imposições.

Aí vem os ensaios. Já com as músicas pré escolhidas, eu agendo ensaios com a banda toda, onde vamos fazer acertos de arranjo, e de estrutura das músicas. Pra mim geralmente esses ensaios levam de duas a três horas por música. Eu sempre levo um gravador simples pra registrar o que fizemos, pode ser até um celular que faça gravação de boa qualidade. A ideia não é ter uma excelente qualidade de som, mas sim lembrar o que foi alterado nas músicas.

Outra parte importante da pré produção é a escolha dos equipamentos que serão usados. Tudo tem que ser o melhor possível (dentro das condições que temos) para o perfil que estamos buscando.

Uma Fender Telecaster e um amplificador Vox são excelentes, mas se eu tivesse uma banda de Death Metal pra produzir eu não iria usar esse equipamento.

 

E isso não se aplica somente a instrumentos e equipamentos analógicos, a mesma filosofia pode ser aplicada a VSTIs, por exemplo. Alguns softwares de samplers de bateria tem sons mais interessantes pra determinados estilos de música, na pré-produção você já define o que e como vai usar durante a produção.

Também é na pré-produção que eu faço qualquer acerto de letra de música que for necessário. Letras de músicas são muito trabalhosas e deixar pra resolver dentro do estúdio faz com que se perca muito tempo.

Mesmo que você tenha um home studio você pode usar essa metodologia que citei, levar os músicos para um bom estúdio de ensaio e definir praticamente tudo o que será feito antes de entrar para gravar.

 

Garanto que seus resultados serão melhores, você se estressará menos e seus clientes ficarão mais satisfeitos.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *