40 Dicas de Produção Musical, Parte 07 de 40

Header

Parte 07 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

A importância da letra

Quando vamos registrar uma música pra que ela fique protegida legalmente, a autoria pode ser dividida em porcentagens entre os compositores. Existe uma praxe de que a música vale 50% da composição e a letra vale os outros 50%.

Pra mim, é exatamente isso. A letra da música é tão importante quanto a parte musical, até mesmo para o ouvinte comum, o que pode gerar um grande problema…

Geralmente as músicas são compostas pelos músicos, que são aqueles sujeitos apaixonados por um instrumento e que passam horas e horas estudando esse instrumento.

Esses músicos tem uma certa facilidade com a parte musical, conseguem compor uma boa levada, um bom riff, ou uma boa melodia sem grandes dificuldades, mas quando chega na hora de colocar a letra… Aí a coisa complica!

O problema é que passamos (eu me incluo nessa) a maioria do nosso tempo tentando dominar a arte de tocar um instrumento e quase nada do nosso tempo aprendendo a escrever boas letras.

Agora, se a letra vale 50%, e a letra que fazemos é ruim, estamos prejudicando muito o nosso resultado. Uma música com a parte instrumental muito boa, vamos dizer, uma música com a parte musical 80% boa, se aliada a uma letra ruim se torna uma música que só chegou em 40% do seu potencial total.

Claro que eu não penso em porcentagens na hora de compor, estou usando números só para facilitar o entendimento do texto 😛

Como resolver isso? Como aprender a compor boas letras?

O passo mais óbvio é analisar letras de músicas que você gosta e tem como referência. Seja realmente crítico com você mesmo, suas letras estão tão boas quanto as dos seus artistas preferidos?

Ler poesia é uma outra possibilidade muito interessante. Talvez você se sinta incomodado no começo, é muito fora da sua realidade, do que você costuma ler, mas é meio como comer verduras, não questione, com o tempo você verá que te faz bem, hehehe

Livros, Filmes e séries de tv são inspiradores também. Quantos personagens maravilhoso podem ser usados em letras, não é mesmo? Sem contar os enredos dos filmes, tantas situações inusitadas que podem ser descritas numa música…

Tá aí, enredo é uma boa palavra pra descrever o que pode levar a uma boa letra. Em certas situações a “historinha” que a letra está contando nem é tão interessante, mas a forma como ela é contada prende a sua atenção e torna a história interessante.

Observe tudo que acontece a sua volta, anote todas as ideias que parecerem interessantes, aprenda a usar rimas que não sejam tão óbvias, aprenda a usar palavras que soam bem com a música, aprenda a ser um bom contador de histórias.

Letras boas fazem muita diferença. Capriche! 😀

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *