Comparação criteriosa de microfones de voz
Fala galera, beleza?
Hoje é muito fácil achar vídeos no Youtube com comparações entre microfones, mas poucas delas são feitas com o critério necessário.
A Sweetwater, loja de equipamentos e instrumentos musicais dos Estados Unidos, resolveu fazer uma comparação bem séria e bem criteriosa entre 50 microfones de diferentes fabricantes e diferentes faixa de preço.
Nessa página tem um vídeo onde eles explicam como foram feitas as gravações, tem umas amostras de 10 segundos de cada microfone com voz masculina, voz feminina, vozes soladas e com a banda e efeitos. Tem também os arquivos de áudio pra você baixar e ouvir no seu estúdio, todos em 24 bits, 96Khz.
Sweetwater – Mic Shootout
A minha conclusão é a mesma de sempre:
Pra se ter 5% a mais de qualidade se investe no mínimo 1000% a mais, não que isso não faça diferença, faz e vale a pena, mas se você não consegue um bom som com qualquer microfone, com toda certeza o problema não está no microfone.
Compare logo de cara dois desses mics, o mais barato e o mais caro, Behringer C-1 (U$49.99) e Telefunken Ela M251E (U$8,995.00) e verá que existe uma diferença sonora, mas que seria perfeitamente possível gravar um trabalho de qualidade com qualquer um deles.
A diferença que faz a diferença são os ótimos cantores, o ótimo engenheiro de som e o critério que ele teve ao gravar cada amostra de som.
Divirtam-se! Um abração 😀
Paulo Anhaia
Muito interessante, Paulo!
E o povo por aí discutindo “ferrenhamente” sobre qual mic é melhor pra um determinado estilo de música, ou se é bom só porque “fulano” usou em tal música famosa!
Obrigado por todas os ensinamentos, abraços.
Bora gravar que a gente ganha mais, não é mesmo, Sandro? hehehe, um abração!
Palavras de um grande sábio. Muito bom não ter que quebrar a cara e aprender com quem já sabe!
Isso faz com que possamos ter mais consciência do nosso trabalho e do nosso dever como produtores.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina“ Cora Coralina
Valeu, Rickson, muito obrigado pelo carinho. Um abração!
Realmente a diferença está no artista, na composição, nos arranjos, no técnico e assim sucessivamente, até pq não adianta um ótimo microfone pro naldo, latino, mc catra e outros desse nype né? é como um colar de diamantes em uma porca, o diamante não vai transforma-la numa princesa…desculpe o trocadilho mas não resisti haha! Parabéns pelo trabalho sempre Paulo e pelo amor pela arte!!!
hahaha, que maldade, um abração!
Sempre achei isso tbem!!Já gravei muitas vozes lindas com mics baratos!!!
Eu acho que os mics caros tem motivos pra serem caros e são realmente muito bons, mas a música pode ficar boa com ou sem eles 🙂 Um abração!
Cara que incrivel ….!!! como as diferenças são sutis ….! isso prova que um bom par de ouvidos e boas ferramentas sendo bem utilizadas termos grandes resultados !! parabéns Paulo pelo sua disposição em nos ensinar!! abraços!
Valeu, Douglas, um abração!
Paulo, quando sai o curso para iniciantes que vc recentemente nos pediu ideias para topicos? Nao vejo a hora de aprender a editar, gravar etc… abraços
Oi Marcos, pretendo lança-lo em questão de uns dois meses, em breve mando novidades, um abração!
Vindo de você Paulo este assunto tem mais credibilidade, pois quando falo isto as pessoas fazem olhar de desconfiança. Claro que um grande estúdio não vai deixar de investir caro pois o diferencial de 5% para eles conta, mas para a maioria que faz pequenas produções é melhor investir em acústica e em cursos que aumentem seu aprendizado e saber gravar com microfones que seu valor esteja dentro da realidade. Valeu Paulo!
Oi Rodrigo, eu acho que um Rode NT, por exemplo, pode te dar um ótimo resultado e é um microfone muito versátil. Claro, se puder investir num U87, invista, não vai se arrepender, mas não é ele que vai fazer o som ficar bom. Ele é só mais uma etapa do processo todo. Um abração!
Entre porcos e príncipes, porcas e princesas, prefiro a técnica de profissionais que sabem o que faz sem se deixar envolver por picaretices do mercado seja de microfones ou outros equipamentos. É claro que um ou outro microfone capta melhor determinado timbre de vóz ou instrumentos, ou tal marca é mais avançada em suas estruturas de construção ou material usado na fabricação.
Tudo isto iria por agua abaixo se não tivesse quem saberia a técnica de uso correto e seus recursos a que se aplica.
Abraços e bons trabalhos meu amigo Paulo Anhaia.
Pois é, eu deixo bem claro que existe a diferença, que ela é válida, mas insisto que essa diferença não é o fator principal no bom resultado da música. Um abração!
Muito legal Paulo ! sempre estou a bisbilhotar nessa loja ! mesmo com ouvidos mais focados em perceber as diferenças, lado a lado elas são mínimas ! o fator humano/técnico podem dar conta disso sem que tenhamos que vender a casa para ter o último e melhor equipamento, e sem comprometer o resultado final do material…kkk !
Oi André. Acho que o foco principal deve ser que, se há algo errado com seu som não é o microfone o culpado, hehehe, aí se você quer investir mais pra ter mais qualidade de áudio, aí é outra coisa. Abração!
Nossa que legal, realmente a diferença é pouca. Tenho um mic AKG C214 sempre quis ver a diferença com o 414 agora tirei essa dúvida. Valeu demais mestre Paulo.
o C214 é um ótimo Mic 🙂 Um abração!
Uma vez vi uma comparação interessante entre um U87 mal posicionado e um sm58 bem posicionado com o mesmo cantor. Adivinha só: O U87 soava como se fosse um mic que estivesse mal posicionado e o sm58 soava na cara, cheio, como um mic bem posicionado! Kkkkk
Oi Victor, caramba, essa eu não conheço, hehehe, um abração!
Concordo em partes rsrsrs tenho um c414 no meu estúdio e esses dias tive o prazer em gravar com um telefunken u47 e vi que com um microfone desse porte, com um bom pre (avalon 737) e um cantor top a diferença é gritante, não sei dizer em porcentagem, mais a diferença é nítida!!! Agora com um cantor ruim, uma Acustica ruim é um técnico inexperiente talvez a diferença seria pequena… bem essa é a minha opinião é a pouca experiência q tive… abraços
Oi João, legal demais que pôde testar o U47, ainda não usei esse. Não me entenda mal, em nenhum momento disse que não existe diferença, eu só disse que mesmo com o mais barato dá pra fazer música boa. Com relação ao seu comentário final, lembre-se que esses testes da Sweetwater foram todos feitos com ótimos cantores, em um ótimo estúdio, com uma acústica ótima, com ótimos preamps um ótimo engenheiro de som. Só por isso que compartilhei, já vi muitos testes que não procedem, esse é realmente muito criterioso. Um abração!
legal o seu comentário e sua experiencia. costumo entender os mics (mesmo não tendo muitos) como diferentes nuances numa palheta de cores nas mãos de um pintor. o foco sempre será o desenho do artista, o tema, a paisagem, mas as cores usadas darão a identidade e a projeção que a pintura precisa, o que não quer dizer que um bom artista não consiga fazer um belo trabalho em preto e braco, pois no final das contas, o foco é a obra e não a marca das tintas usadas…
Cadê o botão de like? hehehe, um abração!
vlw Paulão. creio que você é a maior referencia para muitos dos amantes de áudio e da produção musical no Brasil. sempre relevante seus comentários e suas dicas.
Valeu, Junior, um grande abraço!
Genteeeeeeeeee caralhooo velho to pasmo, não tem diferença quase nenhuma audível pra mim, é tão pequena q agora vi q to feliz com meu C1, mds to indignado, eu tava querendo comprar um at 2020 pq acho q ia melhorar a qualidade mas acho q não vou mais fazer isso. Esse foi o post mais últil pra mim até hoje Paulo, muito obrigado mesmo de coração, abriu minha mente de uma forma que você não imagina.
Oi Kelven, do C1 pro At2020 não vai ter muita melhora, mesmo. Agora já sabe, se o seu som de voz ficou ruim, não é o mic! hehehe, abração!
Sempre comprei meus micros usando esta tecnica,
e nunca falhou, ha também a Thomann,
mas nesses shoutouts, deve se levar em consideração,
o timbre de voz, a passage da m´sucia, e por fim o estilo,
na minha opnião que veio da segunda parte d vocal,
o que mais gostei foi, AUDIO-TECHNICA AT4047/SV
como primeiro, por ter captado todas as nuances da voz dele,
seguido de TELEFUNKEN U47, me surpreenderam, visto que ká havia ouvido em ouytas vozes e não havia gostado: BLUE MICROPHONES BABY BOTTLE SL e NEUMANN U 87 AI, visto ser um pouco agressivo, mas como disse, são timbre, escolha oque parece com a voz que trabalha e voilá,
os restantes são excelentes, mas pra essa voz..
Exatamente, cada caso é um caso, cada voz é uma voz, por isso os testes foram feitos com um homem e uma mulher, e depois foram mostrados solados e com a base, pra gente ter um comparativo coerente. Agora, isso quer dizer que a partir de hoje só gravo com C1? hahaha, não, não, não, vou continuar fazendo como sempre fiz, montando vários mics no estúdio e escolhendo o que mais me agrada naquele dia, naquela situação. Um abração!
Obrigado como sempre!!!…
Um abração! 🙂
E sinceramente a unica diferença que senti é que tem uns mics q puxam mais agudos e outros mais médios como no caso do AT4033.
Se prestar mais atenção vai ver que uns saturam um pouco em regiões de mais energia, outros tem mais corpo… Cada um é uma história, e é muito legal testá-los e usá-los em cada trabalho 🙂
Paulo querido gratidão por me fazer economizar alguns milhares de dólares! rsrsrs . Admiro teu trabalho. Viva a música! Forte abraço.
hahaha, um abração, Thiago