40 Dicas de Produção Musical, Parte 06 de 40
Parte 06 de 40
(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)
Estrutura Das Músicas
Uma coisa que pode valorizar muito as suas produções é a otimização da estrutura das músicas.
Já ouvi muitas músicas que se tornam chatas justamente por repetirem uma parte mais do que deveriam, ou por não repetirem uma parte mais uma vez.
É comum também se perder em estruturas que dificultam a memorização da música, que não valorizam as partes marcantes dela e valorizam partes menos importantes.
Outra coisa são os padrões de estrutura.
É muito comum as pessoas criarem em suas cabeças o que elas acham ser uma estrutura padrão de uma música pop. Existem várias, que variam de acordo com o hábito de cada compositor, mas vou dar um exemplo:
01 – Intro
02 – Verso 1
03 – Pré Refrão 1
04 – Refrão 1
05 – Verso 2
06 – Pré Refrão 2
07 – Refrão 2
08 – Ponte
09 – Solo
10 – Refrão Final
Já peguei trabalhos para mixar onde todas as músicas de um cd inteiro seguiam esse padrão, o que faz com que o disco fique extremamente óbvio, sem grandes novidades ao longo da audição.
Existem músicas de muito sucesso que não seguem esses “padrões convencionais”, algumas não tem nem refrão, vou dar alguns exemplos.
Yesterday dos Beatles até o meio dos anos 90 era a música mais executada em rádio de todos os tempos, tendo mais de 60 milhões de execuções. O mais interessante é que ela é sem dúvidas uma das músicas mais populares do mundo e não tem refrão. Sim, ouça e perceberá que não tem refrão, ela tem uma Parte A, uma segunda Parte A, depois uma Parte B, e depois repetições dessas partes, mas não tem refrão.
Eduardo e Mônica do Legião Urbana também não tem refrão e é um grande sucesso. Ninguém percebe que não tem refrão, ela começa com um verso e termina com o mesmo verso, mas todo o resto é novidade, não tem mais repetições ao longo da música. A história é tão bem contada que o refrão se torna desnecessário.
Enxugue o que está sobrando em termos de estrutura, acrescente o que falta, e ouse em busca de estruturas diferentes.
O sucesso nem sempre está no óbvio 🙂
Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.
um grande abraço