40 Dicas de Produção Musical, parte 02 de 40

Header

Parte 02 de 40

(extraído do curso Vamos Fazer a Boa)

TEMPO

Um Produtor Musical tem que ter uma ótima noção de tempo, sem dúvida nenhuma, mas mais do que isso ele tem que saber identificar os problemas de tempo dos músicos e saber dar sugestões pra resolver esses problemas.
Vou passar aqui 3 tipos de problemas comuns em gravação:

O Homem a frente do seu tempo

É aquele cara que sempre toca apressado, sempre pra frente do tempo, deixando a música tensa.
Isso pode ter vários motivos, mas o mais comum é tensão por estar finalmente gravando seu trabalho. Deixe o músico passar a música toda, não interrompa nos primeiros compassos, o cara já está tenso, não é mesmo? Pegue leve.

Quando terminar explique pra ele o que está acontecendo e peça pra ele ficar ligado na bateria e no click e que tente tocar “Pra trás do tempo”.

O Homem em busca do tempo perdido

Esse é o extremo oposto, o cara que sempre chega atrasado nas notas, hehehe

Isso pode ter vários motivos também, um dos mais comuns é ele estar acostumado a tocar a música num andamento mais lento e ter a música registrada na mente daquela forma.

Novamente, deixe-o passar a música toda, depois explique o que está acontecendo, peça pra ele se ligar mais na bateria, no click e pra tocar mais “a tempo”.

O Homem Desquantizado

Rapaz… Danou-se!

Esse é o cara que toca algumas notas pra frente do tempo, outras pra trás, deixando a música toda desquantizada.

O mais comum é o cara não ter mesmo uma boa noção de tempo. Eu conheço músicos que nunca estudaram divisão rítmica e que são bons de tempo, e músicos que estudam muito e não tem uma boa noção de tempo. Complicado…

A melhor solução é explicar o que está acontecendo, e depois gravar a música trecho por trecho se certificando de que o tempo está bom. Por exemplo, somente a introdução, até ela ficar no tempo certo, depois somente o primeiro verso e assim vai.

Ah, Paulo, mas não dá pra consertar isso depois?

Claro que dá.

Faça uma oração pra Nossa Senhora do Pro Tools, a protetora dos músicos incompetentes e dos produtores preguiçosos, hehehe

Vejo muita gente que perde 15 minutos gravando uma guitarra e depois fica 3 horas editando essa mesma guitarra. Vejo muita gente atrasando prazo de entrega de produção porque se enrola todo pra poder editar o que foi mal gravado.

Posso dar uma sugestão?

Perca uma hora gravando a tal guitarra e meia hora pra editar, no final das contas soa melhor, dá menos trabalho e quando o músico sair do estúdio ele será um músico melhor do que quando entrou.

Semana que vem tem mais dicas, Inscreva-se na Newsletter pra receber as novidades no seu e-mail.

um grande abraço

Paulo Anhaia

Dica-Anterior

Proxima-Dica

22 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *